Sindicato busca diretrizes para dissídio de 2012
Aconteceu domingo (18), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Brusque, a primeira assembléia para decidir as diretrizes da classe para a convenção coletiva 2012/2013. A reunião foi realizada às 9h30min e contou com a participação de um grande número de associados. Segundo Eduardo de Souza, vice-presidente do sindicato, no início dos trabalhos houve a discussão das propostas com os trabalhadores.
Os principais pontos de discussão ficaram em torno da redução da jornada de trabalho, principal bandeira do sindicato na negociação deste ano e no aumento salarial. Por unanimidade, os trabalhadores concluíram em proposta que será encaminha ao sindicato patronal umsa proposta visando a dominuição da jornada de trabalho de 43h30min para 40h/semanais, piso mínimo de R$ 1,2 mil (o atual é R$ 810) e maior indenização para aqueles que foram demitidos em decorrência da automazatização ou robotização.
Atualmente, a categoria em Brusque, Guabiruba e Botuverá tem uma carga semanal de trabalho fixada em 43 horas e meia, sendo que o horário legal é 44 horas/semana. Eduardo explicou que, "foi reduzido porque o trabalhador pedia muito. O trabalhador no primeiro turno trabalha até 11h15min e, no segundo turno, até 17h30min. O grande movimento dos trabalhadores na assembléia foi referente ao sábado. E a nossa grande luta vai ser para reduzir a jornada de trabalho", finalizou.
O novo acordo deve ser enviado ao sindicato patronal nesta semana. O próximo passo é aguardar que os empresários se manifestem para discutir as propostas e, posteriormente reunir a classe trabalhadora para dar os últimos encaminhamentos.
Colaboração: Assessoria da imprensa do sindicato


